

MENSAGEM MUSICAL DO BRASIL NA CIDADE DO ÂMBAR
A cantora Marcia Domingues acha a acústica nas diversas igrejas maravilhosa.
No domingo, a soprano Márcia Domingues se apresenta junto com o organista Christian Bühler
Ribnitz-Damgarten – Há poucos dias ainda trabalhava num projeto musical num estúdio em São Paulo. Marcia Domingues agora trocou o sol sul-americano pelo vento do norte da Alemanha. Junto com o organista Christian Bühler, a soprano dará um concerto no domingo, na Igreja de St. Marien.
¨A acústica em igrejas é maravilhosa, diz Marcia Domingues. O som nas diversas igrejas fascina a brasileira simpática. ¨E não se necessita de microfone, a reprodução da voz é natural¨, é o que ela aprecia. Sua arte de cantar ela já apresentou em diversas igrejas de Hamburgo. No próximo domingo, também os moradores da cidade do âmbar poderão convencer-se da voz da brasileira.
Nascida em São Paulo, sua formação de canto deu-se no Brasil, na Hungria e em Hamburgo. Aqui, conheceu seu marido, Randolf Lüdke, nascido na ilha de Rügen. Estão casados há dois anos. Mas não é apenas o amor que a reteve na Alemanha do norte. Como Sarabi, mãe de Simba, Marcia Domingues dançou e cantou durante dois anos no musical ¨O Rei Leão¨. O compromisso em Hamburgo lhe agradou, mas outros projetos foram negligenciados: ¨No momento, quero concentrar-me em projetos próprios¨. Este ano, está programada a gravação de um CD no seu país natal. Marcia quer experimentar-se no jazz. Seu repertório musical abrange desde árias clássicas até canções populares brasileiras. ¨Gosto de quase todos os tipos de música¨. Ela acha interessante sobretudo as emoções e as reações do público. Por isso, Marcia está se aprimorando na língua alemã, ¨para em seguida poder trocar idéias com os ouvintes¨.
Quando Marcia Domingues e seu marido estão na Alemanha, vivem na cidade do âmbar, Ribnitz. Já no próximo mês, parte novamente para o Brasil. Treino diário, no entanto, está no programa da soprano. Antes dos concertos, a brasileira geralmente faz um aquecimento de quinze minutos. ¨Afinal, a voz é um músculo que não se pode treinar em demasia, ensina ela.
No domingo, às 11h 30min, o organista Bühler e a soprano Domingues apresentarão árias italianas e pequenas canções na Winterkirche de St. Marien.
MARCIA
DOMINGUES
"Após seu último disco, dedicado ao cancioneiro brasileiro, o objetivo da soprano Marcia Domingues ao pesquisar o repertório para Sons da Harmonia foi evocar diferentes momentos e contextos "que trazem na figura materna a certeza de que somos amparados e envolvidos em seus braços, recebendo profunda proteção". Essa tentativa se traduz em uma coletânea de versões de Ave Maria, que nos leva do período barroco a releituras feitas no século XX, com formações distintas. A Ave Maria de Caccini, por exemplo, foi gravada com acompanhamento de órgão na Alemanha e, no Brasil, com a participação do piano de Martha Domingues e o violoncelo de Sandro Francischetti. Já na Capela de Portas do Souto, em Portugal, ela registrou a cappella a Ave Maria de Gounod. O piano, por sua vez, a acompanha na Ave Maria de Händel e na versão de Ave Maria no morro, de Herivelto Martins. Também integram o disco a canção God Help the Outcasts, de Alan Menken, número de sucesso no musical O corcunda de Notre-Dame, e a Ave Maria de Jayme Redondo. "(Revista Concerto de Música Erudita,São Paulo-Brasil).
Track Listing
1- Ave Maria Caccini/ Vavilov
2- Ave MariaGomez, Willian
3- Ave MariaMascagni, Pietro
4- Ave MariaGounod, Charles
5- Ave Maria (Lascia ch ´io pianga)
Händel, Friedrich
6-Ave Maria Caccini / Vavilov
7- God Help the Outcasts
Menken, Alan & Schwartz Stephen
8-Ave Maria do Morro Herivelto Martins
9- Ave Maria Jayme Redondo / Vicente Paiva
© 2022 Marcia Domingues



